19 de setembro de 2013

S&P 500: “52-Week High” (buying climax)

S&P 500, 19/09/13, Diário, 17h25

--

Analista: André Mendonça, CNPI-T, ElliottBrasil.com
Software: eSignal 11.6 com Advanced GET,  Powerquote.com.br

--

Na análise anterior, do dia 4/set, eu conceituei, demonstrei e provei na prática que o indicador de abrangência de mercado, McClellan Oscillator, realmente funciona se aplicado com critério e metodologia.

Na análise de hoje vamos focar na técnica das Ondas de Elliott (isso inclui fibonacci) juntamente com o excelente indicador chamado “52-Week High” (buying climax), que aponta o ápice do movimento dos comprados ou dos vendidos. Em outras palavras, indica onde podem estar um importante topo ou fundo, e, normalmente, com um bom grau de certo.

Bom, vamos aos fatos (mais prováveis, é claro). O S&P, o mais representativo índice do mundo, está se aproximando de uma importante região de fibonacci (retângulo vermelho) e com uma boa possibilidade de finalizar a onda 5 de término de um ciclo de alta de curto prazo. Adicionalmente a isso, o software sinalizou pelo “52-Week High” (ver letra “H” no gráfico) que a atual região pode ser uma região de ápice dos comprados.

Resultado: essa hipótese de queda do S&P muito provavelmente levaria o enfraquecimento do Ibovespa e conseqüentemente do mercado em geral brasileiro. Por isso, a estratégia agora é de gestão de risco mais ajustada para quem está comprado e visa o curto prazo. Já para quem não está posicionado na compra, aguardar uma sinalização de baixa (de curto prazo) mais clara dos índices para montar uma estratégia de venda. Além disso, muito cuidado com novas compras de curto prazo (não recomendo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário